
- September24
-
TRIP | Birdwatching no Espinhaço Sul
Cortando mais de 1000 quilômetros em Minas Gerais e Bahia, a Serra do Espinhaço é a única cordilheira montanhosa do Brasil. Coberta por Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, o Espinhaço é também um dos maiores centros de endemismos do mundo. Abrigando paisagens deslumbrantes e biodiversidade riquíssima, o Espinhaço é certamente um dos melhores destinos para observação e fotografia de natureza do mundo. Nessa expedição visitamos a porção Sul da cordilheira, principalmente as Serras da Moeda e do Cipó.
A Serra da Moeda é uma cadeia de montanhas localizada no Quadrilátero Ferrífero. Possuindo Unidades de Conservação, como o Monumento Natural da Serra da Calçada, configura-se como uma importante área para a conservação da flora e fauna. A Serra do Cipó também está localizada no Espinhaço é protegida por importantes reservas, como a APA Morro da Pedreira e o Parque Nacional da Serra do Cipó. A altitude de ambas porções serranas varia de 700 a 1600 metros e a vegetação acima de 1000 metros é caracterizada pelos campos rupestres e de altitude, possuindo ambientes típicos de Cerrado e Mata Atlântica em suas faces. Atualmente as Serras da Moeda e do Cipó são destinos procurados por turistas das mais variadas modalidades, geralmente atraídos por esportes de aventura e turismo de natureza.
Nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2017 recebemos o observador de aves Hector Bottai e sua esposa Mirta para um tour em busca dos endemismos da região
Esse foi um daqueles roteiros complicados, onde pouca coisa era lifer, já que o Hector possui mais de 1000 espécies fotografadas. Dessa forma, os endêmicos eram os principais objetivos. Iniciamos então nosso roteiro na Serra da Moeda, em Brumadinho, com foco no rabo-mole-da-serra (Embernagra longicauda), que apareceu e deu um mole danado, abrindo nossa tour da melhor maneira possível. No caminho, um macho de choca-de-asa-vermelha (Thamnophilus torquatus), também escolheu um excelente poleiro, que não deu para recusar.
Missão cumprida rapidamente pela manhã, seguimos caminho para Belo Horizonte para visitar o Parque Municipal Roberto Burle Marx, em busca do cuitelão (Jacamaralcyon trydactila). Bem, este como sempre, deu espetáculo. Sem muito problemas, fizemos os registros e pegamos estrada para Santana do Riacho.
No segundo dia, rumamos para o Distrito de Lapinha da Serra e lá conseguimos as principais estrelas no Roteiro Espinhaço Sul, que são os endêmicos lenheiro-da-serra-do-cipó (Asthenes luizae), beija-flor-de-gravata-verde (Augastes scutatus) e o pedreiro-do-espinhaço (Cinclodes espinhacensis). Os três também sem muitas dificuldades, estavam lá nos pontos de sempre e facilitaram bastante nosso trabalho.
No terceiro e último dia, no Distrito de Serra do Cipó, buscamos nosso último grande objetivo, o chifre-de-ouro (Heliactin bilophus), que apesar de ter nos tomado algumas horas, finalmente escolheu um bom poleiro. Como bônus, um belíssimo macho de campainha-azul (Porphyrospiza caerulescens) passou por lá. Missão cumprida, aproveitamos os últimos instantes da viagem conhecendo um pedacinho da cidade, paisagens e algumas lojas de artesanato.
Roteiro 100%, onde conseguimos documentar com excelentes imagens todas as espécies desejadas pelo nosso cliente. Registramos mais de 100 espécies em 03 dias de viagem. Clique aqui e confira a lista completa.
Agradecemos a todos os parceiros da Destinos MG que são fundamentais para o sucesso de nossos roteiros, especialmente ao guia e amigo Guilherme Battistuzzo pela saudável parceria. Agradecemos também a nossos clientes pela confiança em nós depositada.
Grande abraço,
EDUARDO FRANCO
- Posted by Eduardo Franco
- 0 Comments
COMMENTS