
- October16
-
Minas Gerais – Pompéu
Possuindo aproximadamente 800 espécies registradas, Minas Gerais se destaca no cenário nacional em relação à diversidade de aves. A maior parte do Estado é coberto pelo Cerrado e é ali que estão guardadas as mais preciosas joias aladas das alterosas. Nesse sentido, o município de Pompéu/MG é um dos destinos obrigatórios Nessa viagem levamos o cliente e grande amigo, Hilton Oliveira, para um rápido passeio em busca de algumas das raridades desse local. Em campo contamos com a preciosa e fundamental ajuda do Afonso Carlos.
Começamos já indo atrás da grande estrela de Pompéu, a sanã-de-cara-ruiva que o Afonso e seu irmão Luzi Alberto encontraram e condicionaram de maneira extremamente eficiente. Precisamos de alguns poucos minutos e nenhum playback para já conseguirmos as imagens que precisávamos. Primeiro e mais importante lifer na conta! O único (e pequeno) porém foi a baixa luz que dificultou um pouco na hora de clicar.
Em seguida, apesar de não ser um lifer, não dava para não visitar as maxalalagás de Pompéu, que estão rendendo imagens espetaculares e o Hilton precisava melhorar a que possuia. Absurdamente foi ainda mais fácil e rápido que a sanã-de-cara-ruiva. A pequenina saracura alaranjada rapidamente se exibiu fora doo capim e rendeu um bocado de fotografias lindas.
Em seguida partimos em busca do macuru. No caminho até ele tivemos oportunidades excelente com outras espécies como o barulhento, o papa-formiga-vermelho e o garrinchão-de-barriga-vermelha. O macuru demorou um pouquinho para aparecer, mas quando veio deu um mole danado. O complicado era localizar o pequeno passarinho na vegetação de mesma tonalidade, mas o olhar atento do Afonso não deixava escapar nada.
Naquele final de tarde ainda deu tempo de adicionar mais dois objetivos na lista, o fruxu-do-cerradã0 e o bacurau-chintã, que também foram bastante amigáveis e não deram trabalho algum. Encerramos o dia com sucesso total e com ótimas fotografias.
No dia seguinte fomos para uma área de fragmento florestal em busca do falcão-relógio, que não apareceu. Entretanto, a visita foi recompensada com o avistamento de um casal de pica-pau-de-cabeça-amarela, espécie que até então não havia sido registrada para o município no Wiki Aves. Retornamos para a cidade e lá no meio da praça da matriz, fotografamos ninhos de andorinhão-do-buriti, espécie também na lista de desejos do Hilton.
Ainda era cedo e decidimos retornar no ponto da sanã-de-cara-ruiva e avaliar se haveria melhores condições de luz. Escolha acertada e o Sol deu aquela força, iluminando exatamente onde queríamos. Dessa fez as fotos ficaram ainda mais interessantes que do dia anterior.
Ainda ali por perto, um ninho de jacurutu tem rendido bons avistamentos dos filhotes. Claro, fomos lá conferir! Figurinhas simpáticas, ficamos de longe observando e elas fazendo o mesmo. Uma já espertinha e a outra ainda tímida, o que rendeu algumas boas risadas.
Para encerrar fomos visitar a última localidade e lá objetivo era o bacurauzinho, que deu um trabalhão para achar. Já quase sem luz, tentamos nos aproximar bem e, para conseguir aquela foto, o jeito é ir para o chão também. Valeu o esforço!
Encerramos nossos dois dias de passarinhadas com muitos quilômetros percorridos, um bocado de poeira na cara e um monte de passarinho legal fotografado. Agradecemos e parabenizamos o incrível trabalho que o Afonso e seu irmão vem desepenhando no lugar. Agradecemos ao amigo Hilton pela confiança e apoio de sempre. Vamo que vamo!
Um grande abraço,
EDU FRRANCO
- Posted by Eduardo Franco
- 0 Comments
COMMENTS