
- August12
-
BIRDING TOUR | Serra de São José
Nos dias 26 e 27 de julho retornamos para a região histórica de Tiradentes/MG para lançarmos a oficialmente a parceria com a Pousada Aromas da Montanha. realizamos um breve encontro em formato de workshop para convidados e amigos, em sua maioria ex-alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP).
A cidade de Tiradentes, sobretudo o centro histórico, é conhecida como uma das mais bonitas cidades do Brasil e é recheada de história, cultura e um excelente centro de eventos de todas as áreas imagináveis. Como se já não bastasse a cidade é um verdadeiro parque de diversões para fotógrafos. Para todos os lados que olhamos existe um excelente assunto para ser clicado. A Pousada Aromas da Montanha é um resumo de tudo isso. Durante anos a pousada foi planejada pelos proprietários e, com a ajuda de uma série de profissionais, se materializou em um local extremamente elegante e confortável nos mínimos detalhes. Arquitetura e paisagismo dispensam comentários, onde é impossível encontrar algum item fora do lugar.
A parte interna é impressionante. Todos os espaços foram planejados e decorados de maneira cuidadosa e encantam todos seus hóspedes e visitantes. Cores, iluminação e uma equilibrada mistura entre rústico e moderno, valorizando o trabalho de uma série de artistas locais. A pousada também acerta na localização, estando a apenas 2 quilômetros do centro histórico e distante suficiente para um precioso silêncio da noite agitada e em dias de grandes eventos.
Recebemos os participantes no final de tarde do dia 26 e, sob o comando do amigo, fotógrafo e condutor local César Reis seguimos para um mirante para uma sessão de fotografia do pôr-do-sol. Aproveitamos o visual e iniciamos uma boa prosa sobre natureza, fotografia e passarinhos. César também nos deu uma belíssima aula sobre a região e sua história.
A noite nos reunímos em um dos espaços da pousada e, presenteados com uma degustação de vinhos e queijos, iniciamos nosso workshop com um bate-papo descontraído sobre observação de aves. Falamos sobre o histórico, ferramentas e técnicas fundamentais para os iniciantes. Abordamos também uma séria de contribuições da atividade para a ciência, educação e saúde das pessoas.
No dia seguinte acordamos e saboremos um caprichado café-da-manhã antes de saírmos para campo. Escolhemos a Estrada Parque, em Prados/MG, como local da prática. Lá chegando, já no ínicio, fomos presenteados por algumas espécies. Aproveitamos para falar sobre o uso dos binúculos e do playback para atrair os passarinhos.
Enquanto caminhávamos pelas trilhas, novas surpressas iam aparecendo. Paisagens que variavam entre Mata Atlântica, Campos e Campos Rupestres guardavam dezenas de espécies de aves.
Os grandes destaques ficaram para as belíssimas saíra-de-chapéu-preto e saíra-douradinha, que apareceram em casal e bando, respectivamente, para o deleite de todos presentes.
Encerramos nossa atividade e retornamos para Tiradentes, onde almoçamos e tiramos o restante do dia para curtir o Centro Histórico e seu entorno. Agradecemos mais uma vez o convite e a confiança da Pousada Aromas da Montanha e todos os demais parceiros que tornaram esse vento possível. Agradecemos também ao amigo César Reis pelas valiosas contribuições durante todo o encontro.
Um grande abraço,
EDU FRANCO
- Posted by Eduardo Franco
- 0 Comments
COMMENTS