BLOG

Relatos ilustrados de nossos roteiros

Você esta aqui:

November19

NEWS | Uma ave que na verdade é híbrido de 3 espécies diferentes

 

 

Cientistas encontraram uma ave incomum que guarda um incrível segredo genético: este pássaro é o híbrido de três espécies diferentes.

 

Uma equipe de cientistas encontrou uma ave incomum na Pensilvânia, cuja mãe era um híbrido de dois warblers e o pai era um warbler de um outro gênero diferente. Assim, este pássaro é três espécies em uma só, algo “extremamente raro”, afirma David Towes, do Cornell Lab of Ornithology.

 

Híbridos de aves não são incomuns. Aliás, o Brewster’s Warbler (que, neste caso, é a fêmea deste casal que resultou no híbrido triplo) é conhecida desde 1874. Além disso, sabe-se que a hibridização pode levar ao desenvolvimento de novas espécies. No entanto, em casos normais, entram apenas duas espécies na equação. O fato de este pássaro ser um híbrido de três espécies é algo muito incomum que, além de fascinante, revela também algo alarmante sobre o declínio do número de warblers em Appalachia, uma região no leste dos Estados Unidos.

 

hibrido-triplo-body2_1024_hibrido

 

Segundo o ScienceAlert, este pássaro foi visto, pela primeira vez, em maio de 2018 por Lowell Burket, que chegou à conclusão que esta ave tinha uma coloração semelhante aos warbler de asas douradas (Vermivora chrysoptera) e aos de asa azul (Vermivora cyanoptera). No entanto, o seu canto era muito mais parecido com a do warbler Setophaga pensylvanica.

 

Depois de avistar o pássaro várias vezes, Burket relatou a sua descoberta no site de birding do The Cornell Lab of Ornithology, o eBird. “Tentei fazer com que o e-mail soasse um pouco intelectual para que os pesquisadores não pensassem que eu era um maluco”, disse Burket.

 

“Uma semana depois o pesquisador David Toews veio e, após encontrarmos novamente a ave ele coletou medidas e uma amostra de sangue desta espécie. Foi uma manhã muito interessante e muito emocionante para nós”, lembra Burket. Poucos dias depois, Towes enviou uma mensagem a Burket, pontuada com vários pontos de exclamação – o observador de aves estava correto em relação às suas observações.

 

hibrido-triplo-body1_1024_hibrido

 

Esta é a primeira vez que esta combinação híbrida é vista. O estudo foi publicado recentemente na Biology Letters. Mas o que é fascinante, é também preocupante. Um novo tipo de evento de hibridização pode indicar que não há parceiros suficientes para todos, de modo a que as aves são obrigadas a procurar outras espécies para parceiros reprodutivos. É definitivamente uma situação que vale a pena investigar, não apenas para o indivíduo específico, mas para o que ele pode nos dizer sobre a hibridização em geral.

 

Leia a publicação original.
  • Posted by Eduardo Franco
  • 3 Tags
  • 0 Comments
COMMENTS