BLOG

Relatos ilustrados de nossos roteiros

Você esta aqui:

March04

BIRDING TOUR | Caraça

 

 

Cortando mais de 1000 quilômetros em Minas e Bahia, a Serra do Espinhaço é a única cordilheira do Brasil. Coberta por Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, o Espinhaço é também um dos maiores centros de endemismos do mundo. Abrigando paisagens deslumbrantes e biodiversidade riquíssima, o Espinhaço é certamente um dos melhores destinos para observação e fotografia de natureza do mundo. Nessa expedição visitaremos a porção Sul da cordilheira, mais especificamente a Serra do Caraça, que está inserida no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. O Complexo Santuário do Caraça é o conjunto de toda a propriedade de 11.233 hectares, onde estão localizados o Conjunto Arquitetônico do Santuário, a área da RPPN (área de 10.187 ha), e partes identificadas pela proprietária como áreas de manejo. No Conjunto Arquitetônico estão a igreja neogótica, o prédio do antigo colégio (hoje museu e biblioteca) e a pousada. Na área de manejo estão localizadas a Fazenda do Engenho, o Buraco da Boiada, a Fazenda do Capivari. Atualmente o Caraça é um destino procurados por turistas de todo o mundo, geralmente atraídos pelos turismo religioso e de natureza.

 

Nos dias 22 e 23 de fevereiro recebemos o fotógrafo de natureza Jorge Calil para uma rápida passagem pelo Santuário do Caraça para fotografar algumas da espécies da fauna que ocorrem por ali.

 

birding-tour-caraca-001

 

No primeiro dia as aves estavam bastante quietas, o que dificultou um pouco atraí-las, mas mesmo assim conseguimos registrar algumas espécies interessantes como o bentevizinho-de-asa-ferrugínea e as saíras-lagarta e douradinha. Ainda na mesma trilha, também avistamos bem a borboletinha-do-mato e o picapauzinho-barrado. Por último encontramos o simpático chupa-dente.

 

birding-tour-caraca-003 birding-tour-caraca-014 birding-tour-caraca-013birding-tour-caraca-004 birding-tour-caraca-017birding-tour-caraca-005

 

Em outra trilha, adicionamos mais algumas espécies para nossa lista como a belíssima tietinga e o inquieto joão-botina-da-mata. Um par de lavadeiras-mascarada também apareceram.

 

birding-tour-caraca-002birding-tour-caraca-018birding-tour-caraca-007birding-tour-caraca-008

 

Fizemos uma parada para o almoço e um breve descanso. A tarde fizemos uma trilha mais leve, com objetivo mais cultural e de paisagem. Na volta, após o jantar, o show fica por conta dos lobos-guarás e seu tradicional espetáculo. Naquela oportunidade ainda tivemos a chance de avistar dois indivíduos ao mesmo tempo.

 

birding-tour-caraca-009 birding-tour-caraca-010

 

No dia seguinte dedicamos nossa atenção em busca dos macacos-guigó, que o Jorge queria fotografar. Não foi fácil, eles estavam bastante quietos e nuna escutamos vocalizações em momento algum. Fui rastreando a mata em busca de movimentos ou sinais da presença deles, quanto percebi alguns frutos novos no chão da trilha, o que poderia ser sinalda presença deles. Decide então ficar ali por alguns minutos e acabamos sendo recompensados. Conseguimos avistar um indivíduo sozinho, aparentemente afastado de sua família e em busca de outro indivíduo para formar um novo casal.

 

birding-tour-caraca-011 birding-tour-caraca-012

 

Durante a busca pelos peludos, conseguimos também fotografar algumas espécies de aves bem importantes, como o formigueiro-assobiador, um casal de surucuá-variado e o difícil flautim. Infelizmente a chuva nos pegou e tivemos que interromper nossos planos para o final do passeio.

 

birding-tour-caraca-019 birding-tour-caraca-015 birding-tour-caraca-016 birding-tour-caraca-006

 

Agradecemos ao Jorge pela confiança e ao Santuário do Caraça pela parceria de sempe.

 

Um grande abraço,

 

EDU FRANCO

  • Posted by Eduardo Franco
  • 7 Tags
  • 0 Comments
COMMENTS