
- November01
-
Minas Gerais – Serra da Canastra
Berço histórico do Rio São Francisco, o Parque Nacional da Serra da Canastra é uma das mais importantes Unidades de Conservação Federal do Brasil. Coberto predominantemente por Cerrado, suas paisagens exuberantes atraem turistas de natureza de todo o mundo. EM seus campos é possível observar centenas de espécies de aves e mamíferos. Nessa viagem levamos o Professor Dr. Daniel J. Field, da Universidade de Cambridge, para um passeio de dois dias pela Serra da Canastra. Em campo contamos com o fundamental apoio do Toninho, Condutor Ambiental Local.
Acordamos ainda de madrugada e já contamos com o caprichado café-da-manhã do Hotel Chapadão da Canastra, da querida Renilda, que nos recebeu muito bem. Seguimos diretamente para a parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra e antes mesmo de entrar nos limites da Unidade de Conservação já conseguimos avistar algumas espécies bastante importantes. Destaque para o capacetinho-do-oco-do-pau, batuqueiro e choca-de-asa-vermelha.
Já dentro do Parque o primeiro a dar as caras foi o ameaçado tico-tico-de-máscara-negra, que apareceu sem muita dificuldade e logo foi rendendo excelentes imagens. Figura bem comum por ali, a cada quilômetro percorrido várias corujas-buraqueiras foram avistadas. Um que nem sempre é tão fácil por ali, mas que nos deu um show, foi o tapaculo-de-colarinho. Após tentar em alguns pontos conhecidos, reslvi testar em outro e deu bastante certo. Um belíssimo e amigável casal apareceu. Perto dali ainda encontramos alguns canários-do-campo.
Já a tarde exploramos com mais calma alguns techos da estrada e neles conseguimos algumas das estrelas da região, destaque para vários galitos, papa-moscas-do-campo e a grande surpresa da viagem, o raríssimo encontro com o papa-mosca-canela, espécie geralmente bastante incomum.
Já no final do dia topamos cm algumas figuras comuns, mas não menos interessantes. Algumas emas passeavvam tranquilas pelos campos dividindo espaço com seriemas e carcarás.
No final do dia tivemos a grata surpesa de encontrar com o casal de observadores Henrique e Leigh Langenegger, que já viajaram com a Destinos MG, liderados desta vez pelo grande amigo e guia Geiser Trivelato. Aproveitamos e celebramos juntos aquele grande dia.
No dia seguinte aproveitamos as primeiras horas para buscar alguns importantes objetivos que ainda faltavam. Logo seguimos para uma área recém queimada em busca do andarilho, que rapidamente apareceu. Pouco a frente, na nascente do São Francisco, o diminuto tapaculo-de-brasília deu certo trabalho, mas acabou resultando em excelentes fotografias. Por último aproveitamos as dias do Geiser e conseguimos colocar o caminheiro-grande na bagagem.
Para finalizar aquela manhã avistamos um belíssimo veado-campeiro, que passeava tranquilo pelos campos limpos da Canastra, e permitiu aproximação suficiente para uma boa sequência de lindas imagens.
A tarde ficamos por conta de aguardar alguma chance com o pato-mergulhão, que acabou não aparecendo. O parque estava lotado em razão do feriado e todos os pontos que tentamos estava lotado de turistas, o que possívelmente acabou deixando o arisco mergulhão longe dali. Aproveitamos o tempo para clicar o que apareceu por ali. Entre varios vimos maria-preta-de-penacho, galitos e tesourinhas.
Comuns mas não menos bonitos, também apareceram periquitão, saí-andorinha e pássaro-preto.
Encerramos nossa viagem com excelentes resultados e belíssimas fotografias. Marcamos praticamente todos os principais desejos do Daniel em dois lindos dias de Cerrado na Canastra. Agradecemos ao parceiro Fred Tavares, da Brasil Aventuras pela confiança. Agradecemos ao amigo Toninho que sabe tudo da Canastra. Agradecemos a toda equipe do Chapadão da Canastra pelo carinho e dedicação.
Até a próxima!
Um abraço,
EDU FRANCO
- Posted by Eduardo Franco
- 0 Comments
COMMENTS