BLOG

Relatos ilustrados de nossos roteiros

Você esta aqui:

April22

BIRDING TOUR | Tiradentes e Prados

 

 

Nos dias 12 a 14 de abril estivemos na Serra de São José, nos trechos dos municípios de Tiradentes e Prados/MG, com o objetivo de desenvolver parcerias e atividades de observação e fotografia de natureza. A viagem foi a convite dos amigos Rosana e Mozart, proprietários da Pousada Aromas da Montanha, onde ficamos muito bem hospedados.

 

A cidade de Tiradentes, sobretudo o centro histórico, é conhecida como uma das mais bonitas cidades do Brasil e é recheada de história, cultura e um excelente centro de eventos de todas as áreas imagináveis. A Pousada Aromas da Montanha é um resumo de tudo isso. Durante anos a pousada foi planejada pelo casal e, com a ajuda de uma série de profissionais, se materializou em um local extremamente elegante e confortável nos mínimos detalhes. Arquitetura e paisagismo dispensam comentários, onde é impossível encontrar algum item fora do lugar.

 

2019.04.12_tiradentes_005 2019.04.12_tiradentes_006

 

A parte interna é impressionante. Todos os espaços foram planejados e decorados de maneira cuidadosa e encantam todos seus hóspedes e visitantes. Cores, iluminação e uma equilibrada mistura entre rústico e moderno, valorizando o trabalho de uma série de artistas locais. A pousada também acerta na localização, estando a apenas 2 quilômetros do centro histórico e distante suficiente para um precioso silêncio da noite agitada e em dias de grandes eventos.

 

2019.04.12_tiradentes_004 2019.04.12_tiradentes_003 2019.04.12_tiradentes_002

Como se já não bastasse, a cidade é emoldurada bela belíssima Serra de São José, seus campos rupestres e uma série de importantes fragmentos de mata em importante estágio de recuperação. Esse cenário histórico, cultural e natural é pano de fundo perfeito para a elaboração de produtos e eventos turísticos envolvendo tudo o que Minas Gerais tem de melhor. Esse foi o kick-off para nossa primeira reunião, realizada nos jardins da pousada, harmonizada com vinho e um especial queijo produzido na região (procure na barraca da Luciana na feirinha da Estação de Trem).

 

2019.04.12_tiradentes_001

 

No dia seguinte acordamos cedo, nos deliciamos com um café-da-manhã incrível e pegamos estrada até uma das trilhas da região, a fim de reconhecer alguns dos ambientes naturais, sua flora e fauna (principalmente os passarinhos, claro :) ). Conduzidos pelo Mozart, passamos por brejos, campos naturais, matas e campos rupestres, onde avistamos uma série de paisagens e um monte de espécies de aves.

 

2019.04.12_tiradentes_007 2019.04.12_tiradentes_008 2019.04.12_tiradentes_009 2019.04.12_tiradentes_011

 

No dia seguinte visitamos uma segunda opção de trilha, dessa vez dentro no município de Prados, e seguimos impressionados com o potencial da região. Mais um monte de passarinhos e o enorme destaque para um urubu-rei que tirou nosso fôlego por alguns minutos. Animal lindo, que nem sempre aparece pousado e posando para foto.

 

2019.04.12_tiradentes_013 2019.04.12_tiradentes_014 2019.04.12_tiradentes_015

 

Em apenas duas manhãs registramos mais de uma centena de espécies de aves (clique aqui e confira a lista completa) e isso é uma parcela muito pequena do potencial real. No Wiki Aves, Tiradentes e Prados acumulam um impressionante número de 340 espécies registradas. O que surpreende é que a região ainda não é apontada como um destino para birders e a maior parte de observadores que passam pela região aproveitam viagens de férias e com a família para fazer suas passarinhadas ocasionalmente.

 

Entendemos e concordamos que isso pode mudar e que Tiradentes pode sim ser um polo de birding em Minas Gerais, além de ser perfeita para receber workshops e eventos relacionados com observação e fotografia de natureza. Saímos de lá bastante animados e confiantes que ainda em 2019 iremos oferecer uma série de atividades de contemplação de natureza para os turistas, aumentando ainda mais o já variado leque de opções da região.

 

Agradecemos pelo convite da Rosana e do Mozart e pela confiança em nosso trabalho. Continuem acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para receberem as novidades.

 

Um grande abraço,

 

  • Posted by Eduardo Franco
  • 7 Tags
  • 0 Comments
COMMENTS